Call: +351 914064640 | Email: heritamus@fcsh.unl.pt

Bem-vindo! Isto é o Heritamus.

(In)tangível: um projecto sobre a relação entre património tangível e intangível

Uma ferramenta digital especulativa pensada para ser utilizada pelas comunidades de praticantes de qualquer manifestação cultural, contribuindo assim para uma sociedade reflexiva..

Comece a utilizar o Heritamus

Registo de bens tangíveis e do conhecimento intangível

Aceder ao conhecimento partilhado

Visualizar os dados

O NOSSO PROJECTO

Uma ferramenta on-line dedicada à gestão de recursos tangíveis e intangíveis.
HeritaMus é um projecto europeu que visa produzir e disponibilizar uma ferramenta digital de curadoria colaborativa para gestão de bens culturais tangíveis e intangíveis.
Projecto Heritamus

Folheto
GitHub source Code


HERITAMUS é uma ferramenta digital especulativa destinada a ser utilizada pela comunidade de praticantes de uma qualquer manifestação cultural. Envolverá, num mesmo plano, investigadores e membros da comunidade de prática, criando conhecimento através da gestão participada e informada do seu património. Com o Heritamus pretendemos devolver a produção e a curadoria do conhecimento aos seus actores!

Perguntas frequentes

Podemos ajudar respondendo às dúvidas mais frequentes

Q.O que é um grafo e como pode facilitar a curadoria do conhecimento?

Um grafo é uma forma de representação de informação. Tem uma forma gráfica semelhante a um mapa de ideias Cada item (objecto, música, gravação, fotografia, pessoa, conceito, empresa...) constitui-se como um nó que está em relação com outros nós. Todos os nós podem estar ligados a qualquer outro nó. A riqueza da informação registada aumenta à medida que o grafo se expande e den- sificam as relações. Assim, será possível visualizar facilmente as relações entre items, identificar controvérsias, e até descobrir associações entre entidades que não imaginávamos relacionadas. Será também possível identificar nós de maior ou menor centralidade. O processo de criação (e consulta) do grafo pretende ser o mais simples possível.

Q. Por onde começar? crie um nó...

Para registar aquilo que sabe sobre o fado, crie um grafo pessoal como se fosse um esquema mental. Deverá partir de um nó inicial. Para tal, pesquise primeiro se esse nó já existe. Se existir pode utilizar o que encontrou. Se não existir, pode criar um nó novo que irá surgir imediatamente no ecrã. Deverá procurar preencher com a informação complementar que lhe será solicitada automaticamente.

Q. Como criar relações entre dois nós?

Entre os nós há relações. Um guitarrista está ligado à guitarra portuguesa. Deve pois estabelecer as relações entre nós. Para tal basta selecionar o primeiro nó e com o botão do seu rato carregado liga-lo ao outro nó com o qual pretende associ- ar. Deve depois explicar que tipo de relação se trata de entre as várias possibilida- des apresentadas. Não se esqueça de gravar o seu trabalho que ficará a aguardar revisão e posterior publicação.

Q. O que são e para que servem os filtros?

Rapidamente a informação que se vai reunindo torna-se muito densa e complexa. Tal facto, ainda que demonstrativo da riqueza dos dados, pode dificultar a leitura e interpretação do grafo. Por isso são precisos filtros.

Q.Como utilizar um filtro pré-definido?

Os filtros funcionam como perguntas aplicadas ao conjunto total de dados. Assim, depois de pesquisado um nó e traçado um grafo em torno dele, se a informação é demasiado vasta e complexa, deverá aplicar filtros que se encontram no menu “Fil- tros”. Os filtros pré-definidos funcionam como uma linguagem natural.

Q. Uma última questão...

O HERITAMUS é uma ferramenta simples que dá acesso a informação complexa, ajudando os utilizadores a registar, guardar e aceder a dados que já manipulam in- tuitivamente. Esperamos que as associações (“relações”) inesperadas entre os items (“nós”) o surpreendam e ajudem na sua pesquisa. Se tiver outras questões ou sugestão, não hesite em nos contactar. Seja então bem-vindo ao HERITAMUS.

CONTACTE-NOS

Ainda tem alguma questão? por favor, contacte-nos utilizando o formulário em baixo.

Envie-nos um email

A NOSSA EQUIPA

Coordination

  Inet   

Consortium partners

 USeville  CREM

Associated partners

 Museo del Fado  Centro Andaluz

Technical partner

Clients

Project funded by

  JPI  Clients